Os 10 maiores filmes românticos da história


Vai, pode admitir. Você já chorou vendo um filme romântico. Ou dois. Ou vários! Tudo bem, não tem problema. Afinal de contas, quando se trata do coração, a gente não passa de manteigas derretidas. Um gênero do cinema desde seus primórdios, o filme romântico arrebata corações e multidões, e tem entre suas fileiras grandes clássicos inesquecíveis, desses que sempre que a gente vê, chora de novo. Aqui estão os 10 maiores filmes românticos da história!


10. Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

Com um roteiro de Charlie Kaufman e Michel Gondry atrás das câmeras, Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças troca convenções românticas por reflexões sobre o amor, memória e emoções dolorosas. A narrativa não-linear deixa as cenas de rompimento na frente, oferecendo um olhar mais caloroso aos dias felizes do relacionamento entre Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet), que tomam a drástica decisão de se esquecerem inteiramente através de um procedimento que apaga as memórias.


 9. Jerry Maguire - A Grande Virada

A mistura de gêneros de Cameron Crowe combina a pura alegria de ficar caído de amor com as emoções de, bem, acordos de gerenciamento esportivo. É mais romântico do que parece, entregando duas das maiores declarações de amor do cinema em quinze segundos: a fala de Tom Cruise, "Você me completa", se encaixando perfeitamente com a de Renee Zellweger: "Você me ganhou no olá".


8. Antes do Pôr do Sol

Deixe Richard Linklater experimentar com o formato e descubra algo novo para se dizer sobre como o amor evolui com o passar dos anos. Uma sequência de Antes do Amanhecer, de 1995, aqui temos o Jesse de Ethan Hawke e a Celine de Julie Delpy, nove anos depois, se encontrando para mais uma caminhada, mais conversas e mais romance. Escrito pelo elenco com seu diretor, parece que o filme surgiu organicamente, ao invés de ser forçado a existir. E é caloroso, espirituoso e real, quando lida com questões do coração, para o bem e para o mal.


7. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

Até onde a vida particular de Woody Allen pode se separar de sua obra ainda é uma conversa em andamento, mas visto em um vácuo cultural (se é que tal coisa é possível ou até aconselhável), Annie Hall (cujo título em português é um exemplo clássico de mentalidade idiota) é uma das melhores comédias românticas já feitas. Diane Keaton é a Annie do título, a amante relaxada do comediante neurótico Alvy. O filme evita grandiosidade emocional e prefere se concentrar nos minúsculos momentos do dia a dia que trazem lampejos de alegria suave e desapontamento diariamente, recheados com gags cômicas que rompem a quarta parede, e muita sátira. Provavelmente não vai conquistar novos fãs, mas quem já viu, dificilmente esquece.


6. Amor à Queima-Roupa

O título original, "True Romance" (Romance Verdadeiro), não é irônico. Por baixo de toda a cocaína, os assassinatos e os dreadlocks do Drexl de Gary Oldman, a saga de crime de Tony Scott escrita por Tarantino tem um coração nos amantes de matar de Christian Slater e Patricia Arquette. O filme que mudou o sentido de "três palavrinhas", de "Eu te amo" para "você é bacana... você é bacana... você é bacana..."


5. A Princesa Prometida

O clássico cult de Rob Reiner lança os contos de fadas do alto das Montanhas da Loucura a caminho do "felizes para sempre". O romance esmagador entre a Princesa Buttercup e seu leal fazendeiro transformado em pirata Westley é tão espirituoso, corajoso e envolvente que nem mesmo garotos de 10 anos se importam quando rola um beijinho. Objetivos de relacionamento: encontrar alguém por quem você desceria rolando a maior montanha do mundo.


4. Quatro Casamentos e um Funeral

De uma só vez, Richard Curtis fez o salto de programas cômicos da BBC para a tela grande, impulsionou as carreiras de Hugh Grant e Mike Newell e definiu toda uma nova era de comédias românticas britânicas. Quatro Casamentos e um Funeral entrega a promessa agridoce do seu título, equilibrando diálogos cheios de palavrões com locais românticos de Londres, tudo coroado com um final alegre encharcado de chuva.


3. Desencanto

Com sua mensagem de que "um marido estável é melhor que um amante apaixonado" (ei, eram os anos 40), Desencanto é tanto dolorosamente romântico quanto incisivamente melancólico. A primeira conversa olho no olho de Laura e Alec na plataforma do trem é talvez a cena de "primeiro encontro de futuros apaixonados" original, mas a profunda conexão da dupla enfrenta o julgamento dos costumes sociais da época. O fim do romance é o bastante para deixar você com mais do que só um cisco no olho.


2. Casablanca

Humphrey Bogart. Ingrid Bergman. Um bar icônico. Tendo como cenário a Segunda Guerra Mundial, a história do dono de bar ferido emocionalmente Rick e o retorno de Ilsa, a antiga chama que o deixou emocionalmente distante, é considerada universalmente como uma das maiores de todos os tempos. Sua história de amor central é agridoce, com uma recompensa sacrificial que só amplia seu impacto emocional. Quando você vê uma vez, fica desesperado para ver novamente.


1. Harry e Sally - Feitos Um Para o Outro

Pode ser difícil encontrar algo novo para dizer sobre o clássico romântico de Rob Reiner e Nora Ephron, porque ele ter estado no topo de listas e ter sido tão elogiado no passado. Como ele acerta tanto no coração quanto no humor é apenas parte de por que este filme funciona, unindo os inicialmente improváveis apaixonados Meg Ryan e Billy Crystal. Ainda há os diálogos infinitamente memoráveis, Carrie Fisher roubando cenas, e o tipo de impacto duradouro que tantos filmes do gênero fracassaram em igualar antes ou desde então.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

22 pessoas que se parecem com desenhos animados

Amazon Prime Video: vale a pena a assinatura?

Cobra Kai - Sem misericórdia, sequência de Karatê Kid é triunfo narrativo