Clássicos Modernos #6: Touro Indomável (1980)

Em 1980, a onda otimista de Rocky, Um Lutador ainda não havia passado. Na verdade, o filme com Sylvester Stallone inaugurara uma série de filmes feitos para deixar pessoas alegres que dominaria a década de 80 quase que inteiramente. Mas eis que Martin Scorsese aparece com Touro Indomável (Raging Bull, EUA, 1980), um filme sobre um boxeador descontrolado, chauvinista, desprezível e digno de nada além do que pena. Alguns poderiam até achar que Scorsese exagerou em seu retrato de Jake LaMotta, mas de fato, o cineasta até pegou leve, segundo alguns que viveram com o lutador em seu tempo (anos 40 e 50), e o próprio LaMotta em pessoa.
Touro Indomável foi um fracasso em seu lançamento, mesmo sendo elogiado por quase todos os críticos. Não é um filme agradável, com certeza. O protagonista não ajuda. Mas a atuação de Robert De Niro como um dos personagens mais detestáveis da história do cinema é não menos que magistral. A maneira como o lendário ator incorpora a persona lamentável de Jake LaMotta chega a assustar. Saber que, durante as filmagens, De Niro precisou ganhar 20 quilos para viver o personagem em sua fase mais decadente, nos ajuda ainda mais a ficarmos impressionados. O boxeador em sua fase vigorosa, enfrentando seus oponentes nos ringues com uma altíssima velocidade nos golpes, é mais um detalhe que contribui para a construção de um dos papéis mais desafiadores que qualquer ator poderia ter no cinema.
As cenas de luta são violentas, com socos sendo desferidos sem misericórdia, sangue jorrando incessantemente, e closes nos rostos dos lutadores mostrando toda a gravidade dos ferimentos depois de cada round lutado. Ainda durante essas cenas, Scorsese mostra todo o desprezo que LaMotta tinha pelas mulheres, quando vemos bolos de sangue caírem em moças que assistiam às lutas e mulheres sendo atropeladas pela multidão durante uma confusão generalizada.
O filme é cruel para quem espera um final redentor, com LaMotta escapando da lama e se arrependendo de tudo o que fez. Não há arrependimento (ao menos não expressado verbalmente); o que se vê é, em um minuto o lutador campeão dos pesos-médios, e logo depois, na temporalidade veloz do cinema, o mesmo campeão tentando se livrar de uma acusação de aliciamento de menores em uma boate de sua propriedade.
Se Rocky é Hollywood dizendo que todos podem ser vitoriosos, Touro Indomável,  em um estupendo preto e branco filmado por Michael Chapman, é Scorsese afirmando que a vida é dura e que, às vezes, a gente pode fracassar. Um filme que não pode deixar de ser visto.

Touro Indomável (1980) on IMDb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

22 pessoas que se parecem com desenhos animados

Amazon Prime Video: vale a pena a assinatura?

Cobra Kai - Sem misericórdia, sequência de Karatê Kid é triunfo narrativo