PopComics #4: Fábulas, de Bill Willingham

Em meio a uma onda de adaptações cinematográficas e televisivas moderninhas dos contos de fada, nada como relembrar uma HQ que, já em 2002, adiantava essa tendência, com muito mais propriedade e maturidade que alguns filmes: Fábulas, série mensal que a Vertigo lançou e publica até hoje, criada por Bill Willingham e desenhada por vários artistas, sendo o mais regular Mark Buckingham.
Em Fábulas, Bill Willingham não se contenta em adaptar os contos maravilhosos para o público adulto da Vertigo. A HQ se apropria dos personagens, famosos por vários séculos, para reinventá-los quase que completamente, em meio a um cenário urbano e cheio de intrigas. Na trama, os mundos das fábulas foram invadidos e conquistados por um tirano conhecido somente como o Adversário. Ele levou servidão e morte a estes mundos, forçando inúmeras fábulas a se exilar na nossa dimensão, nosso universo, chamado por eles de "mundano". As fábulas chegaram há mais de 400 anos em nosso mundo, através de portais mágicos, e se estabeleceram em Nova Amsterdam, que mais tarde ficaria conhecida como Nova York, e ali desenvolveram uma comunidade inteira secreta, com governo e leis próprias. Fábulas, a HQ, tem início já no século 21, quando todos aqueles personagens famosos - Branca de Neve, Lobo Mau, Cinderela, Barba Azul, etc. - já estão mais do que adaptados à vida na dimensão mundana. Branca de Neve é a vice-prefeita, chefe do xerife da Cidade das Fábulas, ninguém menos do que o próprio Lobo Mau, chamado pelas fábulas de Bigby. Os dois se veem às voltas com o misterioso desaparecimento da pouco conhecida irmã de Branca, Rosa Vermelha, uma jovem rebelde dada a festas regadas a muito álcool e drogas. O apartamento da moça está repleto de sangue, espalhado por todos os lados, também usado para escrever na parede da sala as palavras "Nunca mais felizes para sempre". Imediatamente, o xerife Bigby identifica alguns suspeitos de serem responsáveis pela provável morte de Rosa: João do Pé de Feijão, Barba Azul e a própria Branca de Neve, cujo relacionamento com a irmã nunca foi dos melhores. Assim, o primeiro arco da série, "Lendas no Exílio", tem início. 
Se a princípio o leitor de Fábulas não tem muita noção do que está acontecendo e de como aqueles personagens lendários foram parar na Nova York do século 21, à medida que as edições e os arcos vão passando, mais e mais do universo criado por Bill Willingham vai se desvelando, mostrando o tamanho da imaginação do criador da série, que até o momento parece gigantesco. Willingham utiliza uma linguagem madura e sem meias palavras para abordar temas os mais diversos e atuais: política, guerra, feminismo, racismo e diáspora, entre tantos outros assuntos discutidos na obra. Mas não se engane: há muita ação na narrativa, com batalhas épicas, lutas de espada, e personagens completamente subestimados pela cultura popular que assumem inesperados papéis heroicos nos momentos mais inusitados. Muitas surpresas aguardam os fãs de quadrinhos que se aventurarem por essas páginas.
Fábulas é publicado no Brasil pela Panini Comics, no formato de encadernados que englobam arcos inteiros. No momento, a série está no volume 17, "Herdeiros do Vento". Mas todos (ou quase todos) os encadernados ainda estão disponíveis nas lojas online especializadas, sendo possível ainda encontrar o volume 1, para que se possa mergulhar de cabeça nesse universo fascinante, adulto, e sem concessões. Mas atenção: esqueça tudo o que você sabe sobre os contos de fadas; em Fábulas, essa história de "foram felizes para sempre" é puro mito.
------------------------------------------------------------
Em tempo: Fábulas foi o objeto de pesquisa para minha dissertação de mestrado, chamada Quadrinhos e Fábulas: outras leituras, novos leitores. Que deverá ser publicada em forma de artigos e, posteriormente, como livro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

22 pessoas que se parecem com desenhos animados

Amazon Prime Video: vale a pena a assinatura?

Cobra Kai - Sem misericórdia, sequência de Karatê Kid é triunfo narrativo