A Vida Secreta de Walter Mitty | Ben Stiller volta à direção em boa comédia dramática

Walter Mitty (Ben Stiller), o cara que cuida dos negativos da antológica (e não mais publicada) revista Life, tem a estranha mania de sonhar acordado e, quando faz isso, desliga-se do mundo ao seu redor. Em seus devaneios, ele é um herói, um lutador, viajante e valentão que enfrenta a tudo e a todos. Tudo ilusão. A verdade é que Walter não passa de um sonhador, daquele tipo que nunca fez nada de relevante na vida. Ou, pelo menos, acredita nisso. Tímido, tenta se aproximar de uma colega de trabalho (Kristen Wiig) através de um site de relacionamentos, e acaba amigo do atendente de telemarketing do E-Harmony. Sua vida é admirar o trabalho de Sean O'Connel (Sean Penn), fotógrafo corajoso e premiado, responsável por inúmeras capas antológicas da revista. É por causa do negativo da última capa da Life, que será cancelada, fotografada por O'Connel, que Walter decide correr o mundo à procura do fotógrafo, a quem nunca conheceu pessoalmente. Por isso, mas também para preencher seu perfil no E-Harmony com façanhas dignas de um homem desejável e corajoso.
É com uma mensagem comum em palestras motivacionais que Ben Stiller retorna à direção depois do bem sucedido Trovão Tropical, de 2008. Utilizando apenas o título original da clássica comédia de 1947 - chamada no Brasil de O Homem de 8 Vidas -, bem como os devaneios do personagem-título, Stiller faz um filme repleto de imagens belíssimas, tomadas repletas de lirismo, e cenários grandiosos. É como se o diretor/protagonista quisesse mostrar o deslumbramento de um mundo quase desconhecido e fascinante. A partir daí, Walter conhece a Groenlândia, a Islândia e outros lugares inóspitos, mergulha com tubarões, foge de um vulcão em erupção e voa em um avião pilotado por um bêbado "bebaço", mesmo.
Apoiado por uma trilha sonora espetacular - se tem David Bowie e sua canção "A Space Oddity", não dá para errar - e por uma fotografia impressionante, A Vida Secreta de Walter Mitty é uma boa opção para um filme leve, agradável e que também leva a reflexões interessantes sobre a importância de se aproveitar a vida, que é curta e tremendamente efêmera.

A Vida Secreta de Walter Mitty (2013) on IMDb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

22 pessoas que se parecem com desenhos animados

Amazon Prime Video: vale a pena a assinatura?

Cobra Kai - Sem misericórdia, sequência de Karatê Kid é triunfo narrativo