Clube de Compras Dallas | Um herói improvável na luta contra a AIDS

Hollywood adora heróis improváveis. Gente como a Erin Brockovich de Julia Roberts no filme homônimo de Steven Soderbergh de 2000 (e que rendeu o Oscar à estrela) é prato cheio para contar histórias inesperadas, de pessoas que agiram no calor do momento sem se dar conta de estar se tornando ícones para muitas pessoas, além de virar filmes, é claro.
Com Ron Woodroof não foi diferente. Um eletricista homofóbico, machista, viciado em drogas, alcoólatra e obsceno que, em 1985, descobre ter o vírus do HIV, recentemente descoberto e carregado de preconceitos e desconhecimento sobre a forma de contágio. A notícia de sua doença se espalha e logo ele sente na pele todo o preconceito que já ajudara a disseminar. Desenganado pelos médicos, que lhe dão 30 dias de vida, ele busca tratamentos alternativos ao AZT e se torna um vendedor e distribuidor desses medicamentos a inúmeros portadores de HIV. Neste caminho ele conhece Rayon (Jared Leto), um transsexual gentil e sensível, com quem desenvolve uma amizade capaz de romper com qualquer preconceito que exista.
O filme de Jean-Marc Vallée (de A Jovem Rainha Vitória) é um tributo à arte da sobrevivência, arte que todo portador de HIV precisou e precisa ainda hoje, desenvolver. Especialmente em 1985, quando pouca ou nenhuma alternativa havia para que os doentes pudessem viver uma vida normal e duradoura. Com atuações viscerais de seu elenco, Clube de Compras Dallas provavelmente deverá ser premiado com o Oscar nestas categorias - melhor ator para Matthew McConaughey e melhor ator coadjuvante para Jared Leto -, a dizer pelas premiações anteriores, como o Globo de Ouro e o SAG (este último concedido pelo Sindicato de Atores). Jennifer Garner também entrega uma ótima atuação como a médica que renuncia ao seu cargo em um grande hospital de Dallas para ajudar Ron em sua cruzada pela vida.
Uma obra necessária, que apesar de incomodar em alguns momentos (quem disse que o cinema é só diversão?) também emociona e conta uma parte da história que muitos preferem ignorar. Indispensável.

Clube de Compras Dallas (2013) on IMDb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

22 pessoas que se parecem com desenhos animados

Amazon Prime Video: vale a pena a assinatura?

Cobra Kai - Sem misericórdia, sequência de Karatê Kid é triunfo narrativo