Trilhas Sonoras Inesquecíveis #1: Bonequinha de Luxo, 1961


A partir de hoje começaremos a relembrar algumas das melhores trilhas sonoras de todos os tempos, aquelas que marcaram uma geração e sobreviveram ao tempo, tornando-se eternas no coração dos apaixonados por cinema. As trilhas sonoras são a união - mais do que bem-vinda - entre cinema e música, o que torna um filme identificável com alguns acordes. Quem não se lembra de algumas dessas trilhas?
Começamos com Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's, de Blake Edwards, EUA, 1961), composta por ninguém menos que Henri Mancini e Johnny Mercer, responsáveis por algumas das trilhas mais lembradas de todos os tempos.

Quando Blake Edwards convidou Henri Mancini para compor a trilha para Bonequinha de Luxo, este evitou a tendência dominante nos anos 60, a de usar canções de rock, e se voltou para acompanhamentos jazzísticos para a Holly Golightly vivida por Audrey Hepburn. A outra tirada memorável é a icônica canção Moon River, escrita pelo compositor, com letra de Johnny Mercer. "Levou um longo tempo para perceber do que se tratava Holly Golightly. Uma noite, depois da meia-noite eu ainda estava tentando. Eu não sou de beber muito, mas eu estava tomando uns goles", contou Mancini à revista Time. "E veio a mim. Eu escrevi Moon River em meia hora". Um executivo da Paramount não queria colocar a música. Os produtores - e Hepburn - lutaram para mantê-la. Ela ganhou um Oscar. Missão cumprida.

Ouça Moon River:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

22 pessoas que se parecem com desenhos animados

Amazon Prime Video: vale a pena a assinatura?

Cobra Kai - Sem misericórdia, sequência de Karatê Kid é triunfo narrativo