A Coleta - Filme sobre invasão nazista na França é arrebatador

Se você acha que a Segunda Guerra Mundial já rendeu filmes o suficiente para que ninguém se esqueça dela e de seus horrores, é importante pensar melhor. Há inúmeras histórias que podem ser contadas sob outros pontos de vista além daquele vindo de Hollywood. É o que acontece em A Coleta (La Rafle, França/Alemanha/Hungria, 2010), onde a diretora Rose Bosch leva às telas uma história pouco (ou nada) conhecida do conflito, acontecida durante a invasão nazista a Paris. O filme mostra o momento em que os alemães cobram dos franceses rendidos a entrega de 25 mil judeus moradores de Paris, simplesmente pelo fato de serem judeus.
É nesse contexto que vive Joseph Weismann, um menino judeu de onze anos, e sua família. Joseph (Hugo Leverdez) é um garoto feliz, que percorre as ruas do bairro pobre onde mora, correndo e brincando juntamente com seus amigos. A frágil felicidade do menino acaba no dia 16 de julho de 1942, quando tropas da polícia francesa chegam no bairro de madrugada, arrombando as portas das casas das famílias judias e levando-as prisioneiras para o velódromo de Hiv, onde ficariam por vários dias em condições deploráveis, sem água, comida nem o mínimo de higiene. No velódromo, a família de Joseph conhece Anette Monod (Mélanie Laurent, de Bastardos Inglórios), enfermeira da Cruz Vermelha, e o doutor David Sheinbaum (Jean Reno, do remake de A Pantera Cor-de-Rosa), médico judeu que também é prisioneiro ali, mas que aproveita o momento para ajudar as pessoas doentes, mesmo sem quase ter condições de trabalho no local.
Todos os desdobramentos do terrível confinamento das famílias no velódromo - a transferência para campos de concentração, as fugas e separações de pais e filhos - são mostrados de maneira contundente pela cineasta, que desenvolve os personagens de modo a fazer com que nos importemos com o destino de cada um deles.
Apesar disso, o roteiro - escrito também por Rose Bosch - ainda carece de certa coerência em vários momentos, que narram episódios sem mostrar como os mesmos se desenvolveram. A presença de Adolf Hitler e outros nazistas famosos no filme não se justifica, pois as cenas menos interessantes pertencem a estes personagens, que não mostram em nenhum momento a que vieram, nem contribuem para nenhum desdobramento maior da trama. Parece que Hitler está lá apenas para que nós o odiemos ainda mais, sem que se compreenda suas aparições esporádicas. Ainda assim, a própria dramaticidade da história contada colabora para tornar A Coleta um filme arrebatador. As atuações de Laurent e Reno, bem como dos elencos mirim e adulto coadjuvante, muito bem selecionados, não permitem que a atenção do espectador se perca. É inegável a emoção presente no triste clímax do filme, que, ao som de Chopin, descreve ao mesmo tempo a bondade de poucos e a maldade de muitos.

A Coleta não foi lançado no Brasil nos cinemas e permanece inédito em DVD, mas está em exibição no canal pago MAX.

Baixe o torrent e a legenda em português AQUI.

La rafle (2010) on IMDb

Para entrar no clima do filme, ouça Chopin aqui:

Comentários

  1. Amei a dica! Eu que sou fã de filmes que se passaram na 2ª guerra, não vou perder de ver...vou ver lá no Guarujá porque viajo pra lá amanhã.
    Bjs, filho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

22 pessoas que se parecem com desenhos animados

Amazon Prime Video: vale a pena a assinatura?

Cobra Kai - Sem misericórdia, sequência de Karatê Kid é triunfo narrativo