Detona Ralph - Muitos bits de diversão

A cada novo filme, a Disney Animation vai se tornando mais e mais parecida com seu estúdio irmão de companhia, a Pixar. Compreensível, já que o chefão desta é diretor-executivo daquela. John Lasseter, que dirigiu Toy Story e Carros, é o nome por trás da virada radical que a Disney vem experimentando em seus filmes animados desde Bolt - Supercão, passando por Enrolados e culminando no divertidíssimo Detona Ralph (Wreck-It Ralph, EUA, 2012), uma homenagem aos videogames de 8 bits que acabou se tornando no melhor filme baseado em games da história.
O cerne da trama não se diferencia muito daquele clássico da Pixar, Toy Story: assim que o fliperama fecha as portas, os personagens dos jogos têm seu momento de descanso e interagem entre si. A ligação entre eles é a Estação Central de Jogos, uma espécie de Central do Brasil dos games, a partir de onde pode-se chegar a quaisquer jogos. É neste universo que vive Ralph (John C. Reilly e Tiago Abravanel na versão dublada), um daqueles vilões clássicos da era 8 bits, que faz parte do jogo Fix-it Felix. Ralph trabalha destruindo um prédio todos os dias, para que Felix (Jack McBrayer, da série 30 Rock e Rafael Cortez na versão dublada) o conserte com seu martelinho mágico que conserta tudo. Cansado de fazer a mesma coisa há 30 anos, sem nunca ser reconhecido como parte essencial do jogo, Ralph decide provar a todos que é um verdadeiro herói, desses premiados com medalhas e tal. E é exatamente atrás de uma medalha que Ralph abandona seu jogo e entra em um jogo de tiro em primeira pessoa e logo depois em daqueles games de corrida de kart com cenários e personagens fofinhos. Mas as ações do vilão não ficarão sem consequências sérias, capazes de destruir todos os games para sempre.
No jogo de kart, Sugar Rush, Ralph conhece Vanellope (Sarah Silverman e Marimoon na versão dublada), uma personagem fruto de uma falha na programação do jogo; uma excluída, assim como ele. Como manda o clichê, a amizade não começa muito bem, mas vai crescendo durante o desenrolar da história.
As piadas com videogames são muito boas, embora algumas só possam ser compreendidas por adultos que viveram a era de jogos 8 bits. O uso de personagens de games famosos torna a identificação muito mais fácil. Estão em cena M. Bison e Zangief (de Street Fighter), Sonic, Pac Man e muitos outros, em momentos absolutamente hilários. Isso é legal, por fazer do filme um excelente programa para toda a família, uma tendência das animações atuais. Todo o visual de Detona Ralph é maravilhoso e o roteiro guarda algumas surpresas que tornam a experiência de assistir ao filme ainda mais agradável. Este, com certeza, vale muito a pena e deixa a disputa ao Oscar de Melhor Filme de Animação ainda mais acirrada.

Em tempo: confira os outros indicados ao prêmio AQUI.

Detona Ralph (2012) on IMDb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

22 pessoas que se parecem com desenhos animados

Amazon Prime Video: vale a pena a assinatura?

Cobra Kai - Sem misericórdia, sequência de Karatê Kid é triunfo narrativo