Clássicos Modernos #1: Antes da Chuva

Indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro e premiado com o Leão de Ouro no Festival de Veneza em 1994, Antes da Chuva (Before the Rain, Macedônia/França/Reino Unido) é desses filmes que martelam na memória muito tempo depois de encerrada a projeção.
Dividido em três partes que acabam se interligando em certo momento, a obra do diretor macedônio Milcho Manchevski tem início mostrando Kiril, um monge católico ortodoxo que vive em um vilarejo na Macedônia. O rapaz vive em um voto de silêncio há dois anos, e seus dias são cheios de rezas, missas e trabalho na horta do monastério. Até o dia em que uma misteriosa menina albanesa entra sorrateiramente em seu quarto; ela está sendo procurada por matar um camponês cristão. Sem saber como agir, Kiril abriga a moça e sua ação pode ter consequências trágicas. Este acontecimento inicial terá seu desenrolar mostrado no decorrer da história, sendo conectado a um fotógrafo premiado vivendo em Londres e sua amante, juntamente com uma família de camponeses macedônios.
A própria estrutura narrativa do filme traduz a filosofia expressa em todo o tempo durante a trama: "O tempo nunca morre. O ciclo nunca se completa." Isso porque o tema do tempo é crucial para a compreensão de Antes da Chuva. Aparentemente linear, o roteiro apresenta uma reviravolta que responde a muitas perguntas - e faz outras surgirem.
Muitas questões de alta relevância são tratadas profundamente pelo roteiro, sendo a principal a questão da identidade: nacional, religiosa e de gênero. Manchevski não faz concessões para mostrar que a guerra está em toda parte e não se importa com tradições e costumes. Na verdade, a guerra muda tudo.
Em determinado momento, Alexsander, o fotógrafo macedônio radicado em Londres pergunta a um médico do vilarejo porque haveria guerra naquele local tão tranquilo. O diálogo segue assim:
"Alexsander: Aqui não há motivo para lutar.
Médico: Encontrarão um. A guerra é contagiosa."
Com um conjunto de elementos técnicos (fotografia, trilha sonora, direção de arte) em rara e bem-vinda harmonia, o filme de Milcho Manchevski deve ser apreciado como se degusta um bom vinho.
Assim é Antes da Chuva. Violento, lírico, filosófico, contemporâneo, relevante. Tantos são os temas importantes que uma segunda e ainda uma terceira sessão fazem-se necessárias. Há muito o que se ver e muito o que se sentir. Exatamente o que torna um simples filme em um clássico moderno.

Antes da Chuva (1994) on IMDb

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

22 pessoas que se parecem com desenhos animados

Amazon Prime Video: vale a pena a assinatura?

Cobra Kai - Sem misericórdia, sequência de Karatê Kid é triunfo narrativo